(11)93418-1314 (11)4249-1373

Como convencer um alcoólatra a se tratar


Como convencer um alcoólatra a se tratar

Realmente convencer um alcoólatra a se tratar é algo mais difícil do que imaginamos, isso porque a bebida alcoólica é completamente aceita em nossa sociedade, sendo que frequentemente são feitas propagandas mostrando o quão bom são as bebidas alcoólicas e como elas deixam as pessoas desinibidas.

Na verdade, um dos enormes obstáculos que a família frequentemente enfrenta é a própria resistência da pessoa que está sendo afetada pelo uso da bebida em excesso. Isso acontece em geral porque o mesmo acaba não admitindo que tem um problema e dificilmente reconhece que de fato está doente. Porém, é possível sim achar uma saída, para isso basta estar atento (a) a algumas informações!

 

Entenda a dependência alcoólica e saiba como convencer um alcoólatra a se tratar

Na realidade, antes de convencer um alcoólatra a se tratar, a ideia é saber exatamente como essa dependência atinge o alcoólatra e a família do mesmo, é importante compreender a origem do problema para reconhecer como lutar contra o mesmo.

Antes de tudo, é importante respeitar o dependente, sendo que isso acaba sendo o passo primordial para chegar a uma cura ou solução para o problema, compreenda que julgamentos ou xingamentos de nada adiantarão visto que o mesmo está doente.

Uma outra dica é: jamais proteja seu familiar das consequências, isso porque em geral as mães principalmente acabam tendo o costume de assumir os atos de seus filhos além de frequentemente “passar a mão” na cabeça dos mesmos.

O ideal é que o dependente entenda exatamente qual será a repercussão de suas ações e farão com que o mesmo tenha ou crie consciência sobre seus atos! Lembrando ainda a importância de não humilhar o dependente alcoólico, principalmente quando o mesmo estiver em seus vários episódios de bebedeira.

Quando a pessoa que está dependente do álcool chega em casa por exemplo de madrugada, muito alterado (a) o ideal é não xingar, nem mesmo humilhar, procure ajudar o dependente a se deitar ou tomar banho e deixe essa conversa par ao momento de sobriedade.

Novamente, é importante ter em mente que o diálogo é essencial com o dependente, isso porque o mesmo precisa entender que o que está acontecendo com ele está longe de ser normal, sendo que o mesmo precisa reconhecer que está com problemas, somente através do diálogo é possível fazer isso.

Se nada disso funcionar, então conforme a lei a família pode internar o dependente contra a vontade em clínica de recuperação, lembrando que caso o dependente esteja colocando outras vidas em perigo ou a até mesmo a sua própria, esta é a posição indicada: internação involuntária ou compulsória.

É importante verificar o centro de recuperação para saber se os atendimentos são realizados da forma correta, sendo que o primeiro passo é buscar o nome dos centros mais próximos, depois avaliar toda a equipe médica e o local de internação.

 

Clínica de reabilitação SP

Estaremos aqui na Clínica de Reabilitação SP, com uma equipe de profissionais qualificados prontos para te orientar e te direcionar a unidade que atenda todas as suas necessidades. Atendemos e temos tratamento de dependentes químicos e alcoólatras em todo Brasil, atendendo de forma particular ou através de planos de saúde.

Entramos em contato

Blog

Quais tipos de tratamento para jogadores compulsivos?

Quais tipos de tratamento para jogadores compulsivos?

O tratamento para jogadores compulsivos geralmente envolve abordagens terapêuticas e de suporte

Dependentes químicos encontram uma nova chance: como a internação involuntária tem transformado vida

Dependentes químicos encontram uma nova chance: como a internação involuntária tem transformado vida

A internação involuntária pode oferecer uma segunda chance a dependentes químicos, proporcionando ambiente controlado para tratamento e recuperaç

Clínicas de recuperação que aceita convênio Golden Cross

Clínicas de recuperação que aceita convênio Golden Cross

O trabalho desenvolvido pelas clínicas de recuperação que aceita convênio médico Golden Cross é referência no que se diz respeito a tratamento

Aceitamos diversos planos de saúde consulte
Planos de saúde
Podemos Ajudar?