(11) 4266-1380 (11) 94797-6909
Chamar pelo WhatsApp

Como convencer um alcoólatra a se tratar


Como convencer um alcoólatra a se tratar

Realmente convencer um alcoólatra a se tratar é algo mais difícil do que imaginamos, isso porque a bebida alcoólica é completamente aceita em nossa sociedade, sendo que frequentemente são feitas propagandas mostrando o quão bom são as bebidas alcoólicas e como elas deixam as pessoas desinibidas.

Na verdade, um dos enormes obstáculos que a família frequentemente enfrenta é a própria resistência da pessoa que está sendo afetada pelo uso da bebida em excesso. Isso acontece em geral porque o mesmo acaba não admitindo que tem um problema e dificilmente reconhece que de fato está doente. Porém, é possível sim achar uma saída, para isso basta estar atento (a) a algumas informações!

 

Entenda a dependência alcoólica e saiba como convencer um alcoólatra a se tratar

Na realidade, antes de convencer um alcoólatra a se tratar, a ideia é saber exatamente como essa dependência atinge o alcoólatra e a família do mesmo, é importante compreender a origem do problema para reconhecer como lutar contra o mesmo.

Antes de tudo, é importante respeitar o dependente, sendo que isso acaba sendo o passo primordial para chegar a uma cura ou solução para o problema, compreenda que julgamentos ou xingamentos de nada adiantarão visto que o mesmo está doente.

Uma outra dica é: jamais proteja seu familiar das consequências, isso porque em geral as mães principalmente acabam tendo o costume de assumir os atos de seus filhos além de frequentemente “passar a mão” na cabeça dos mesmos.

O ideal é que o dependente entenda exatamente qual será a repercussão de suas ações e farão com que o mesmo tenha ou crie consciência sobre seus atos! Lembrando ainda a importância de não humilhar o dependente alcoólico, principalmente quando o mesmo estiver em seus vários episódios de bebedeira.

Quando a pessoa que está dependente do álcool chega em casa por exemplo de madrugada, muito alterado (a) o ideal é não xingar, nem mesmo humilhar, procure ajudar o dependente a se deitar ou tomar banho e deixe essa conversa par ao momento de sobriedade.

Novamente, é importante ter em mente que o diálogo é essencial com o dependente, isso porque o mesmo precisa entender que o que está acontecendo com ele está longe de ser normal, sendo que o mesmo precisa reconhecer que está com problemas, somente através do diálogo é possível fazer isso.

Se nada disso funcionar, então conforme a lei a família pode internar o dependente contra a vontade em clínica de recuperação, lembrando que caso o dependente esteja colocando outras vidas em perigo ou a até mesmo a sua própria, esta é a posição indicada: internação involuntária ou compulsória.

É importante verificar o centro de recuperação para saber se os atendimentos são realizados da forma correta, sendo que o primeiro passo é buscar o nome dos centros mais próximos, depois avaliar toda a equipe médica e o local de internação.

 

Clínica de reabilitação SP

Estaremos aqui na Clínica de Reabilitação SP, com uma equipe de profissionais qualificados prontos para te orientar e te direcionar a unidade que atenda todas as suas necessidades. Atendemos e temos tratamento de dependentes químicos e alcoólatras em todo Brasil, atendendo de forma particular ou através de planos de saúde.

Entramos em contato

Blog

Quanto tempo dura o tratamento de dependência química?

Quanto tempo dura o tratamento de dependência química?

Frequentemente as pessoas que desejam ajudar seus familiares na luta contra a dependência química, querem saber exatamente quanto tempo o tratamento

Qual o preço de uma clínica de reabilitação?

Qual o preço de uma clínica de reabilitação?

Logicamente muitas pessoas se perguntam qual o preço de uma clínica de reabilitação, isso porque segundo estudos, a grande maioria das pessoas que

Como convencer um alcoólatra a se tratar

Como convencer um alcoólatra a se tratar

Realmente convencer um alcoólatra a se tratar é algo mais difícil do que imaginamos, isso porque a bebida alcoólica é completamente aceita em nos

Aceitamos diversos planos de saúde consulte
Planos de saúde