(11)93418-1314 (11)4249-1373

Como faço para internar um dependente químico de graça?


Como faço para internar um dependente químico de graça?

Muitas pessoas desejam saber como internar um dependente químico de graça, e isso porque na maioria dos casos os tratamentos acabam sendo bem caros para pessoas que não possuem renda o suficiente para pagar internações.

É importante compreender como esse processo funciona, e quais são as maneiras de solicitar esse procedimento da forma correta, sempre lembrando que a dependência química é uma doença tão séria quanto qualquer outra.

 

Saiba como internar um dependente químico de graça

 

Na realidade, antes de saber como internar um dependente químico de graça, precisamos compreender que a internação geralmente é um dos caminhos mais lembrados principalmente no que se refere ao tratamento para a dependência química.

Sabemos que existem diversas opções particulares para internação do dependente químico, contudo, precisamos compreender que muitas pessoas apenas dependem do Sistema Único de Saúde (SUS) e não sabem como fazer a solicitação para esse processo.

Desta maneira, existe a importância de compreender como funciona a internação para dependentes químicos pelo SUS. Sabidamente a internação é um direito de todos, no entanto, claramente não é recomendada para todas as pessoas.

Depois de ocorrer a Reforma Psiquiátrica, então o governo optou por mudar o foco das hospitalizações, a prioridade ficou como atendimento ambulatorial, ou seja, o processo deve ser focado em ser realizado sem internações.

Ademais, atualmente a internação somente é vista como uma opção principalmente quando esse paciente já está em um estágio muito grave, quando o mesmo corre riscos, e começa a realizar furtos para manter esse vício.

Ademais, tudo dependerá do diagnóstico médico e ainda do perfil do dependente. 

 

Saiba como ocorre a internação pelo SUS

 

Como já dito anteriormente, a internação de dependentes químicos pelo SUS realmente existe, no entanto, para consegui-la não é tão simples quanto parece. Isso porque em diversas cidades faltam vagas, e isso acaba desanimando muitas pessoas que estão buscando ajuda.  

O primeiro passo para internar um dependente químico de graça, é passar diretamente em um dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). Porém, caso sua cidade não tenha um CAPS, então compareça a um posto de saúde e busque informações!

Logo depois, a pessoa dependente será sumariamente avaliado, e então passará por um tratamento, caso não seja a primeira vez que o mesmo passe por tratamento e se já foi atendido em outros locais, deve levar comprovantes médicos.

Caso tenha necessidade de internação, então os mesmos encaminharão o paciente diretamente a uma instituição credenciada.

O que fazer se o SUS não internar?

 

Muitas vezes, apesar de o paciente de fato apresentar todos os critérios para a internação, o SUS acaba não internando, sendo assim, nesses casos existe duas possibilidades: buscar por entidades filantrópicas ou ainda recorrer diretamente à Justiça.

O caminho de recorrer à Justiça, acaba fazendo com que o governo encontre uma vaga pelo SUS, ou ainda, seja capaz de custear a internação diretamente em uma clínica particular. Desta forma, a família deverá então procurar a Defensoria Pública de sua cidade!

Ademais, nesse processo, o histórico médico e a renda familiar do paciente devem ser levados em conta, lembrando ainda, que esse processo acaba demorando alguns meses.

Entramos em contato

Blog

Quais tipos de tratamento para jogadores compulsivos?

Quais tipos de tratamento para jogadores compulsivos?

O tratamento para jogadores compulsivos geralmente envolve abordagens terapêuticas e de suporte

Dependentes químicos encontram uma nova chance: como a internação involuntária tem transformado vida

Dependentes químicos encontram uma nova chance: como a internação involuntária tem transformado vida

A internação involuntária pode oferecer uma segunda chance a dependentes químicos, proporcionando ambiente controlado para tratamento e recuperaç

Clínicas de recuperação que aceita convênio Golden Cross

Clínicas de recuperação que aceita convênio Golden Cross

O trabalho desenvolvido pelas clínicas de recuperação que aceita convênio médico Golden Cross é referência no que se diz respeito a tratamento

Aceitamos diversos planos de saúde consulte
Planos de saúde
Podemos Ajudar?