(11)93418-1314 (11)4249-1373

O Que é Dependência Química? Qual Médico Trata Dependência Química?


O Que é Dependência Química? Qual Médico Trata Dependência Química?

O que é dependência química? Qual médico trata dependência química? Essas são as duas dúvidas mais frequentes para quem tem um familiar dependente químico e até mesmo para o próprio dependente. Muitos não sabem o que é essa situação e nem o que fazer para se livrar dela. Mas, felizmente hoje existem muitos artigos falando sobre essa condição.

Nesse texto, falaremos sobre o que é a dependência química. Traremos também informações sobre qual médico trata a enfermidade. Além disso, traremos dados  sobre o diagnóstico e tratamento da dependência química. Com as informações necessárias, será possível reabilitar integralmente a saúde do dependente químico.

Entendendo a dependência química

Para entender o que é a dependência química podemos contar com a ajuda da psiquiatria. De acordo com a especialidade médica, a dependência química é uma doença que é caracterizada pelo aumento do consumo de substâncias psicoativas onde o indivíduo não tem controle sobre o seu uso. A Organização Mundial de Saúde também considera a dependência química como doença definindo três critérios para ela: é crônica, progressiva e apresenta terminação fatal.

A dependência química também é tida como doença por apresentar sugestiva relação genética hereditária, responde a tratamento médico e ninguém deseja ser dependente químico. Ou seja, se uma mãe durante a gestação faz uso de algum tipo droga, provavelmente a criança já nascerá com o vício. Se um dependente se submeter a tratamento médico ele será curado. E ninguém deseja perder o controle sobre si próprio.

Para esclarecer mais ainda o que é dependência química, é importante ressaltar que, como doença, ela possui uma causa. Geralmente essa causa se encontra nas dificuldades do indivíduo. Todos passam por dificuldades na vida, mas alguns não sabem como lidar com elas. Certas pessoas procuram então a droga como um escape para os desafios que precisam enfrentar. O que acaba gerando uma necessidade do uso de drogas, logo a dependência química.

Profissionais que tratam a dependência química

O médico que trata a dependência química geralmente é o médico psiquiatra. Mas outros profissionais também são fundamentais para reabilitação integral do indivíduo. Por isso, é importante procurar uma clínica que ofereça uma equipe multiprofissional para tratamento. Isso porque, cada profissional contribuirá com seu saber para a recuperação da qualidade de vida do dependente químico.

O psiquiatra atuará na intervenção medicamentosa do sujeito. É ele quem vai controlar os níveis dos remédios no organismo do indivíduo. O psiquiatra também atuará na fase da desintoxicação do dependente químico. Desintoxicação a nível corporal. Isto é, através dos psicofármacos, fará o corpo expelir toda a substância tóxica.

Outro médico que trata dependência química também é o psicólogo. Este profissional será responsável por reestruturar a relação do sujeito com a droga. Ele ajudará no processo de autonomia do dependente químico. Fará ele entender que não precisa da droga como solução de seus problemas. Através da escuta compreensiva, analítica e acolhedora, o psicólogo buscará entender as razões que levaram ao uso dessas substâncias.

Diagnóstico e tratamento da dependência química

A Organização Mundial de Saúde ajuda a entender o que é a dependência química. Já a Classificação Internacional de Doenças (CID-10) fornece critérios para o diagnóstico. Como a dependência química é classificada como doença, ela está categorizada na CID-10. Manual que é utilizado por todos os profissionais da área da saúde. Principalmente os médicos e psicólogos fazem uso da CID-10, de acordo com os objetivos de suas Intervenções.

A CID-10 define 6 critérios diagnósticos para a dependência química. Desses 6 critérios, o sujeito precisa apresentar apenas 3 ao longo do último ano anterior à consulta médica. Os 6 critérios dispostos na CID-10, são:

  1. Desejo intenso de consumir drogas ou forte senso de compulsão;
  2. Dificuldades para controlar o comportamento;
  3. Nos momentos de ausência da droga forte abstinência, com necessidade extrema de saciar o desejo pela droga;
  4. Sinais de tolerância a droga (Ou seja, o organismo se acostuma com a presença da droga e pede mais);
  5. Abandono gradual de atividades que antes tinha interesse;
  6. Persistência no consumo da droga.

Para tratamento da dependência química, é necessário procurar uma clínica de reabilitação. Os Centros de Atenção Psicossocial também são indicados. O tipo de tratamento vai depender de cada instituição. Geralmente, os tratamentos se baseiam em internações ou atividades que visam a reabilitação biopsicossocial do sujeito. Também são utilizados psicofármacos para tratamento da dependência química.

Entramos em contato

Blog

Quais tipos de tratamento para jogadores compulsivos?

Quais tipos de tratamento para jogadores compulsivos?

O tratamento para jogadores compulsivos geralmente envolve abordagens terapêuticas e de suporte

Dependentes químicos encontram uma nova chance: como a internação involuntária tem transformado vida

Dependentes químicos encontram uma nova chance: como a internação involuntária tem transformado vida

A internação involuntária pode oferecer uma segunda chance a dependentes químicos, proporcionando ambiente controlado para tratamento e recuperaç

Clínicas de recuperação que aceita convênio Golden Cross

Clínicas de recuperação que aceita convênio Golden Cross

O trabalho desenvolvido pelas clínicas de recuperação que aceita convênio médico Golden Cross é referência no que se diz respeito a tratamento

Aceitamos diversos planos de saúde consulte
Planos de saúde
Podemos Ajudar?