(11)93418-1314 (11)4249-1373

Quanto tempo dura o tratamento de dependência química?


Quanto tempo dura o tratamento de dependência química?

Frequentemente as pessoas que desejam ajudar seus familiares na luta contra a dependência química, querem saber exatamente quanto tempo o tratamento em questão deve durar, sendo que na verdade essa é uma informação muito importante.

O fato é que a dependência química afeta todos os membros da família sendo que os mesmos frequentemente acabam sem entender como ajudar os dependentes, na verdade, as clínicas de recuperação em geral acabam sendo escolhidas em último caso. Porém, o ideal é escolher um destes tipos de tratamentos logo no início da dependência química, no entanto, a maioria não percebe os sinais tão cedo.

 

Sobre o tratamento da dependência química

É válido lembrar que a dependência química claramente é uma doença, sendo que atualmente a mesma já é reconhecida pela própria Organização Mundial da Saúde, essa doença é capaz de afetar o usuário e os familiares do mesmo.

É bom ressaltar ainda que essa doença é multifatorial, sendo que para elaboração de um tratamento é preciso que haja um diagnóstico psicológico, sendo que outros aspectos devem ser observados e são determinantes para ajudar na luta contra o problema.

Em geral a internação desse paciente acaba sendo necessária justamente quando há intoxicação aguda ou até mesmo crônica sendo que o dependente então não está em condições de cuidar de si e representa riscos para os outros.

 

Quanto tempo dura o tratamento da dependência química?

Na verdade, é muito importante ressaltar que o tempo da internação ou do tratamento acaba variando de acordo com cada caso, em geral o tratamento da dependência química é individual, isso porque a mesma pode ter várias origens.

Sendo assim, as internações (com tratamentos) podem durar de 15 dias e chegam em alguns casos a 1 ano, isso dependerá do nível de envolvimento do dependente, lembrando que alguns tratamentos podem ser feitos em casa.

Desta maneira, os centros acabam sendo utilizados como ambulatórios para terapias, receitas e demais processos referentes aos tratamentos, já a internação possui um processo bem diferente dos tratamentos realizados de forma ambulatorial.

Entre os fatores avaliados para a determinação do tratamento estão os seguintes: tempo de uso da substância, idade do paciente, quantidade e frequência do tratamento, além do comprometimento tanto físico quanto mental pode ajudar e ser determinantes para o tempo de tratamento.

Lembrando ainda, que essa internação realmente deve se restringir por completo aos períodos de crises, sendo que o ideal é que o mesmo seja o mais breve possível, isso serve para evitar que o dependente se afaste por muito tempo do convívio social.

Desta forma, o apoio da família, a equipe profissional envolvida no tratamento são determinantes para fazer com que tudo ocorra da forma mais eficiente possível, em alguns casos a família também acaba trabalhando a codependência para aprender a lidar com o dependente químico/alcoólico.

 

Conheça a Clínica de Reabilitação SP

Estaremos aqui na Clínica de Reabilitação SP, com uma equipe de profissionais qualificados prontos para te orientar e te direcionar a unidade que atenda todas as suas necessidades. Atendemos e temos tratamento de dependentes químicos e alcoólatras em todo Brasil, atendendo de forma particular ou através de planos de saúde.

Entramos em contato

Blog

Quais tipos de tratamento para jogadores compulsivos?

Quais tipos de tratamento para jogadores compulsivos?

O tratamento para jogadores compulsivos geralmente envolve abordagens terapêuticas e de suporte

Dependentes químicos encontram uma nova chance: como a internação involuntária tem transformado vida

Dependentes químicos encontram uma nova chance: como a internação involuntária tem transformado vida

A internação involuntária pode oferecer uma segunda chance a dependentes químicos, proporcionando ambiente controlado para tratamento e recuperaç

Clínicas de recuperação que aceita convênio Golden Cross

Clínicas de recuperação que aceita convênio Golden Cross

O trabalho desenvolvido pelas clínicas de recuperação que aceita convênio médico Golden Cross é referência no que se diz respeito a tratamento

Aceitamos diversos planos de saúde consulte
Planos de saúde
Podemos Ajudar?