A saúde mental e o relacionamento com a dependência química é uma ligação estreita. A dependência química é uma doença e também considerada um transtorno mental. Além disso, a dependência química pode acarretar outros tipos de doenças e também tipos de transtornos mentais. Dependendo do tipo de droga que se utiliza e da quantidade, os efeitos para a saúde mental podem ser irreversíveis.
Mas, com o tratamento adequado a saúde mental e o relacionamento com a dependência química podem gerar resultados mais brandos. Por isso, é fundamental que se busque por tratamento adequado para a saúde mental e a dependência química. Além disso, é importante entender também os impactos da dependência química na saúde mental dos familiares.
Saúde mental dos dependentes químicos
A saúde mental e o relacionamento com a dependência química produz sequelas, na maioria da vezes, irreversíveis. A dependência química é uma doença que afeta os parâmetros cognitivo, afetivo e comportamental. Logo, é de se esperar que a saúde mental do dependente químico fique comprometida. Lidar com uma substância que toma o controle da sua vida não é algo fácil.
A saúde mental e o relacionamento com a dependência química gera um sentimento nefasto: a sensação de escravidão. Que por sua vez, se atrela também ao sentimento de fracasso. Se sentindo incapaz de vencer a droga, o indivíduo começa a se entregar cada vez mais à substância química. Mas a saúde mental também é comprometida devido a ilusória necessidade que o indivíduo tem em relação a droga.
Na maioria dos casos, a saúde mental e o relacionamento com a dependência química cai na sensação de necessidade. No momento da drogadição, o indivíduo vê na droga o escape perfeito para os seus problemas. Quando o sujeito está sob o efeito da droga nada pode tirar a sua “paz”. Ele se esquece de tudo e de todos. Mas o problema é que quando o efeito passa, os problemas ainda estão ali. Logo vem a necessidade da droga novamente.
A saúde mental do dependente químico é ainda mais comprometida quando a droga gera outros transtornos mentais. Além disso, transtornos de comportamento também são produzidos. Nestes quadros, o tratamento terá que ser muito mais intenso e prolongado. Dependendo do tipo de droga, os seguintes transtornos mentais e de comportamento podem ser gerados:
- Intoxicação aguda;
- Síndrome de dependência;
- Estado de abstinência;
- Estado de abstinência com delirium;
- Transtorno psicótico;
- Síndrome amnéstica;
- Transtorno psicótico residual de início tardio;
- Transtorno de personalidade ou de comportamento;
- Flashbacks (revivescências);
- Transtorno afetivo residual;
- Demência.
Efeitos da dependência química na saúde mental da família
A saúde mental e o relacionamento com a dependência química também se relaciona com a família. Por vezes os familiares se sentem sobrecarregados quando tem alguém dependente químico na família. Alguns toxicômanos perdem tudo por causa da droga. A situação financeira é a mais afetada. Afinal, muitos se endividam para alimentar o vício. E, nessas situações, são os familiares que acabam custeando todo o tratamento.
Além do suporte financeiro, muitos familiares cuidam de toda a vida do dependente químico. Se é uma mãe dependente químico, os filhos são cuidados pelos familiares. Se é um trabalhador dependente químico, as questões trabalhistas são resolvidas pelos familiares. Se o dependente químico mora sozinho, em alguns casos, precisa levar o dependente para morar junto. Se o dependente está internado, o tempo da família será sacrificado.
Diante de todas questões profissionais e pessoais que a família precisa arcar, como ter saúde mental? Como ficar bem para apoiar e motivar? Como cuidar de alguém quando também se está necessitando de cuidados? Por isso é fundamental que a família também seja cuidada e tratada. A família precisa estar bem, com boa saúde mental para que ela possa oferecer todo o apoio preciso. A família precisa motivar.
Tratamento para saúde mental do dependente químico
A saúde mental e o relacionamento com a dependência química precisa ser tratada. Tanto a dependência química quanto a saúde mental precisa de cuidados. A relação entre as duas instâncias é uma relação de interdependência. Uma afeta a outra. A dependência química pode provocar vários transtornos mentais. A saúde mental fragilidade pode provocar o refúgio nas drogas, gerando a dependência química.
Tanto a saúde mental quanto a dependência química precisam de um cuidado integral. O tratamento mais adequado é aquele que conta com uma equipe multiprofissional. Dentre os profissionais necessários, os indispensáveis são os psiquiatras e os psicólogos. Os primeiros vão cuidar da parte química do sujeito concomitante a doença mental. Já os psicólogos vão cuidar da saúde mental. Por isso, é importante procurar clínicas que ofereçam esse tipo de equipe.