(11)93418-1314 (11)4249-1373

TCC E Dependência Química


TCC E Dependência Química

A dependência química é uma doença que tem afetado milhões de pessoas ao redor do mundo. A fim de combater essa doença, estudiosos tem utilizado diversas teorias psicológicas para tentar entender a enfermidade e seu modo de funcionamento. Além disso, técnicas psicológicas tem sido pensadas para manejo do tratamento e reabilitação da vida do dependente químico.

Uma das abordagens que mais tem sido utilizada é a Terapia Cognitivo Comportamental (TCC). Terapia que baseia sua intervenção na relação entre cognição, pensamentos e emoções. Como a TCC pressupõe um modelo estruturado, os objetivos do tratamento são delineados com exatidão, cujo passo a passo pode ser pensado juntamente com o dependente químico.

Por que a TCC na dependência química?

A TCC e a dependência química são pensadas em conjunto, pois a TCC é uma das abordagens psicológicas mais indicadas para o tratamento da dependência química. Isso porque, ela é uma intervenção psicológica composta por um conjunto de métodos e técnicas com objetivos e direcionamentos bem definidos. Ela aborda os fatores cognitivos e comportamentais do indivíduo, visando a modificação de seus pensamentos e ações.

A TCC e a dependência química se constituem numa relação estreita. Pois, a partir do modelo estruturado da TCC, não só a dependência química será tratada, como também toda a vida do sujeito será reestruturada. Assim, os objetivos do tratamento psicológico serão traçados pelo terapeuta Cognitivo Comportamental para melhor reabilitação do dependente químico. 

Tratamento com a TCC

A TCC e a dependência química trabalham de forma conjunta. Como assim? Já que a TCC trabalha com os pensamentos e emoções do indivíduo, todo o tratamento será elaborado junto com o dependente químico. O psicólogo assume uma postura ativa, escutando o dependente e o auxiliando na resolução dos problemas. Ele busca informações sobre o paciente que possam contribuir na elaboração do projeto terapêutico.

Para entender a funcionalidade da TCC na dependência química  é preciso explorar o passo a passo de como é feito o tratamento. Geralmente o modelo se constitui desta forma. Mas dependendo do terapeuta e da instituição, pode ocorrer algumas variações na forma como é elaborado. Mas de qualquer maneira, independente do modo como é feito, todos são eficazes.

Estrutura do tratamento com a TCC na dependência química

Para trabalhar com a TCC na dependência química, primeiramente, o psicológico faz uma formulação psicológica do problema. Ou seja, ele levanta um quadro da situação do dependente químico, buscando entender suas motivações para o uso e suas experiências com a substância química. Após, o psicólogo estabelece uma relação colaborativa com o dependente para que os dois trabalhem juntos na elaboração dos próximos passos.

Com o vínculo estabelecido, o psicólogo começa a estruturar as sessões definindo os objetivos a serem alcançados. Nessas sessões, o psicólogo enfatiza a responsabilidade do dependente pelo seu próprio tratamento. Também são estabelecidas as metas que o dependente químico precisa atingir. Essas metas são delineadas de forma colaborativa entre terapeuta e paciente.

É realizado o exame e o questionamento de pensamentos. Nesta etapa, é feita uma revisão das respostas comportamentais que o paciente deu às sessões anteriores. Se precisar, o dependente é auxiliado, através de técnicas e intervenções, a descobrir respostas comportamentais que sejam mais adaptativas para a sua realidade. Após, novas técnicas são apresentadas e tarefas de casa direcionadas para caminhar para a finalização do tratamento.

Objetivo da TCC no tratamento da dependência química

A TCC na dependência química gera resultados positivos se for feita com os objetivos corretos. A TCC visa tornar o paciente seu próprio terapeuta. Para isso, ela trabalha na cognição do indivíduo, buscando alterar pensamentos distorcidos que possam influenciar no tratamento. E através da utilização de técnicas, auxilia o dependente químico a buscar estratégias para solucionar seus problemas.

Quando o tratamento se aproxima ao final, o psicólogo passa algumas tarefas para serem feitas em casa. Nesta etapa, o psicólogo entende que o dependente químico está apto para se autogerir. Geralmente, também já ocorre um certo controle do uso da substância química nesta etapa.

Porém, o tempo que cada dependente químico leva para alcançar este nível de independência – tanto das drogas quanto do terapeuta – varia muito. Isso acontece porque a TCC trabalha na modificação dos pensamentos. Logo, a duração do tratamento vai depender de como cada paciente irá responder às sessões.

Entramos em contato

Blog

Quais tipos de tratamento para jogadores compulsivos?

Quais tipos de tratamento para jogadores compulsivos?

O tratamento para jogadores compulsivos geralmente envolve abordagens terapêuticas e de suporte

Dependentes químicos encontram uma nova chance: como a internação involuntária tem transformado vida

Dependentes químicos encontram uma nova chance: como a internação involuntária tem transformado vida

A internação involuntária pode oferecer uma segunda chance a dependentes químicos, proporcionando ambiente controlado para tratamento e recuperaç

Clínicas de recuperação que aceita convênio Golden Cross

Clínicas de recuperação que aceita convênio Golden Cross

O trabalho desenvolvido pelas clínicas de recuperação que aceita convênio médico Golden Cross é referência no que se diz respeito a tratamento

Aceitamos diversos planos de saúde consulte
Planos de saúde
Podemos Ajudar?