(11)93418-1314 (11)4249-1373

Drogas Por Que As Pessoas Usam?


Drogas Por Que As Pessoas Usam?

Por que as pessoas usam drogas? Essa é uma das perguntas mais difíceis de ser respondidas quando o assunto é drogas. As substâncias psicoativas existem e estão aí. Algumas drogas são lícitas, como refrigerante, café, cigarro, remédios. Enquanto outras drogas são ilícitas, conhecidas também como “drogas pesadas”, como maconha, crack, ecstasy, cocaína, entre diversas outras. Todas essas drogas, legalizadas ou não, tem potencial para causar dependência.

Todas as drogas alteram o padrão de funcionamento do organismo humano. Por isso, são chamadas de substâncias psicoativas. Todas podem levar ao vício e à dependência. Porém, algumas podem resolver algum problema de saúde, como os remédios por exemplo. Enquanto outras, só causam prejuízos, como o ecstasy. Porém, todas elas fazem algum efeito sobre o corpo do ser humano. Se todas as drogas alteram o organismo, então por que as pessoas usam drogas ?

Responder a questão sobre por que as usam drogas levam a desdobramentos complexos. As razões pelas quais as pessoas usam drogas são inúmeras. No caso de drogas lícitas, as pessoas fazem uso pelo objetivo ao qual a substância se destina. Mas, no caso de drogas ilícitas, aquelas “pesadas” por que as pessoas usam mesmo sabendo dos riscos? Os motivos são complexos e subjetivos, mas alguns serão apresentados a seguir.

Drogas como solução

Alguns indivíduos veem na droga a solução para os seus problemas. A vida está difícil e muitos são os obstáculos e desafios a serem enfrentados. Cada um escolhe a melhor forma para combater esses desafios. Mas, a questão é que nem todos buscam soluções e estratégias saudáveis para lidar com as situações do dia a dia. Por isso, algumas pessoas buscam na droga a solução para aquelas dificuldades que não estão conseguindo enfrentar.

Psicólogos afirmam que a resposta da pergunta por que as pessoas usam drogas está na relação que o indivíduo tem com a droga. É preciso investigar qual o sentido que as substâncias psicoativas tem na vida do sujeito. Qual o significado da droga para o indivíduo. Nesse processo, o psicólogo vai auxiliando o usuário a encontrar estratégias de enfrentamento que não passem pelas drogas. Com este método, a pergunta é respondida na raiz da questão.

Drogas para divertimento

Por que as pessoas usam drogas? Os motivos podem ser inúmeros, mas o que mais se vê principalmente entre os jovens e adolescentes é o consumo de drogas para divertimento. A drogas provocam sensações de euforia e também de relaxamento. Por esse motivo algumas pessoas utilizam drogas para se divertir nas baladas e festas noturnas ou mesmo em casa sozinho ou na presença de amigos. Neste caso, as drogas são usadas para apenas se divertir.

Porém, mesmo em casos onde as drogas são utilizadas como divertimento, elas podem levar o indivíduo à dependência química. Com a dependência química as drogas não serão vistas como substância para divertimento apenas, mas sim como necessidade de alimentação do próprio vício. Logo, é importante ficar atento a frequência de uso das drogas, para que o consumo não resulte em algo grave.

Drogas por normalidade

Olhar para a história do indivíduo também pode responder a pergunta por que as pessoas usam drogas. Isso porque, em alguns casos o indivíduo já cresceu em um ambiente familiar onde o uso de drogas é absolutamente normal. Nestes casos, a droga mais comum é o álcool e a nicotina. Pois, outras drogas são mais letais e a convivência fica mais prejudicada.

Os ativistas por exemplo, não veem nenhum problema em utilizar drogas. Eles sabem dos riscos a saúde, mas olham para as drogas como uma substância de relação e não como algo criminoso. Por essa normalidade aos olhos de algumas pessoas, é que o uso de drogas pode ser considerado como um consumo natural como de qualquer outra substância e/ou bebida.

Drogas como consequência

Por que as pessoas usam drogas ? Por consequência de outros problemas. Quem tem problemas emocionais, como depressão e transtorno de ansiedade social por exemplo, pode facilmente ser levado ao mundo das drogas. Algumas substâncias causam euforia fazendo com que os mais tímidos fiquem desinibidos. Para os depressivos, as drogas podem trazem a alegria que faltava para os seus dias. Entretanto, é importante salientar que essas drogas não são solução para essas doenças. É fundamental procurar ajuda médica.

Entramos em contato

Blog

Quais tipos de tratamento para jogadores compulsivos?

Quais tipos de tratamento para jogadores compulsivos?

O tratamento para jogadores compulsivos geralmente envolve abordagens terapêuticas e de suporte

Dependentes químicos encontram uma nova chance: como a internação involuntária tem transformado vida

Dependentes químicos encontram uma nova chance: como a internação involuntária tem transformado vida

A internação involuntária pode oferecer uma segunda chance a dependentes químicos, proporcionando ambiente controlado para tratamento e recuperaç

Clínicas de recuperação que aceita convênio Golden Cross

Clínicas de recuperação que aceita convênio Golden Cross

O trabalho desenvolvido pelas clínicas de recuperação que aceita convênio médico Golden Cross é referência no que se diz respeito a tratamento

Aceitamos diversos planos de saúde consulte
Planos de saúde
Podemos Ajudar?